2.5.14

Bissau: Rumo à segunda volta das presidenciais

A campanha da segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, disputada por José Mário Vaz, ex-ministro do Governo afastado pelos militares, e Nuno Nabian, estreante na política, arranca hoje.              
Campanha para a segunda volta das presidenciais arranca hojeCampanha para a segunda volta das presidenciais arranca hoje Campanha para a segunda volta das presidenciais arranca hoje
Lusa
A votação está marcada para 18 de maio depois de o candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), também conhecido como Jomav, ter arrecadado 40,89% dos votos contra 24,79% de Nabian.
A máquina do PAIGC começa a campanha em Buba, no sul do país, depois de ter vencido com maioria absoluta as eleições legislativas realizadas no mesmo dia da primeira volta das presidenciais, 13 de abril.
Agora, a luta do futuro primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, é conseguir eleger o candidato presidencial do mesmo partido e por isso já tem lugar reservado no palco do comício final, em frente à sede do partido (e ao lado do Palácio Presidencial), em Bissau, no dia 16.
Depois do arranque em Buba, José Mário Vaz tem ações marcadas para sábado e domingo na capital e um comício no domingo à tarde em Bafatá - continuando no resto da semana no Centro e Leste do país (setores de Ganadu, Contuboel, Gabú, Boé e Pirada).
Só para sexta-feira, dia 09, está previsto o regresso a Bissau, com um comício no campo Lala Quema, entre outras atividades.
Do lado da candidatura de Nuno Nabian, independente apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), o programa ainda está a ser finalizado, explicaram à Lusa fontes ligadas à organização.
A segunda volta acontece depois das eleições mais concorridas de sempre na Guiné-Bissau.
De acordo com os números finais da votação de 13 de abril, as taxas de abstenção foram as mais baixas de sempre, com 11,43% nas eleições legislativas e 10,71% na votação para a Presidência.

Nenhum comentário: