3.12.16

Angola: A vez de João Lourenço

Currículo do homem escolhido para vir a liderar o MPLA:   João Manuel Gonçalves Lourenço, nascido aos 05 de Março de 1954 na cidade do Lobito, filho de Sequeira João Lourenço, natural de Malange, e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, natural do Namibe, enfermeiro e costureira respectivamente, ambos já falecidos.

Fiz meus estudos primários e secundários na província do Bié, onde meu pai se encontrava na situação de residência vigiada por 10 anos após ter estado preso por 3 anos na prisão de São Paulo em Luanda, pelo exercício de actividade política clandestina enquanto enfermeiro do Porto do Lobito.

Dei continuidade aos estudos em Luanda no então Instituto Industrial de Luanda.

Após a queda do regime fascista em Portugal, na companhia de outros jovens, juntei-me à luta de libertação nacional em Ponta Negra em Agosto de 1974 no CIR Kalunga. Integrei o primeiro grupo de combatentes que entraram em território nacional via Miconge-Belize-Buco Zau-Dinge-Cabinda.

Em vésperas da Independência, participámos dos combates na fronteira do N’Tó/Yema contra a coligação FNLA/Exército Zairense, que derrotámos.

Nenhum comentário: