17.9.15
Bissau: PAIGC propõe Carlos Correia
Bissau (GBissau, 16 de Setembro de 2015) – O Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), escolheu, no final da tarde desta quarta-feira, o seu 1º vice-presidente Carlos Correia para substituir Domingos Simões Pereira no cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
A escolha de Carlos Correia parece seguir à risca os estatutos do PAIGC, depois de Domingos Simões Pereira ter-se abdicado da inicial intenção de enviar o seu nome para o Presidente da República, refere uma fonte do BP.
Carlos Correia é o primeiro, entre os três vice-presidentes do PAIGC. A 2ª Vice-Presidente é Hadja Satú Camará e o 3º Vice-Presidente é Baciro Dja.
Depois da sua inicial demissão do cargo do primeiro-ministro a 12 de Agosto, o PAIGC tinha reenviado o nome do seu presidente, Domingos Simões Pereira, para reocupar a chefia do governo, uma decisão no entanto rejeitada por José Mário Vaz.
Como resultado desse “braço-de-ferro” entre José Mário Vaz e Simões Pereira, o Chefe de Estado optou por nomear Baciro Dja para o cargo do primeiro-ministro à revelia do PAIGC.
Entretanto, a decisão de Mário Vaz foi de pouca dura porque o Supremo Tribunal de Justiça declarou inconstitucional a nomeação do terceiro vice-presidente do PAIGC. Baciro Dja demitiu-se logo a seguir, um dia depois de ter formado o seu governo.
Esta quarta-feira, na tentativa de ultrapassar esta crise, o PAIGC voltou a reunir-se para analisar o assunto. Num universo de mais de 90 membros, uma vasta maioria preferiu Carlos Correia. Para ser exacto, 81 membros votaram a favor dele e houve 5 abstenções.
De acordo com um membro do Bureau Político que falou com a GBissau.com, este órgão do PAIGC já aprovou a carta de indigitação de Carlos Correia e a mesma será enviada para o Presidente da República.
De recordar que o Bureau Politico do PAIGC é o órgão máximo da direcção do partido entre as reuniões do Comité Central.
Carlos Correia já ocupou o cargo do primeiro-ministro por três vezes (1991-1994, 1997-1998 e 2008-2009), quando João Bernardo Vieira era o Presidente da República da Guiné-Bissau.
Carlos Correia tem 81 anos de idade. A data do seu nascimento é 6 de Novembro de 1933, de acordo com a Wikipédia.
Por agora, aguarda-se a decisão do Presidente da República que já iniciou o processo de consultas para a escolha do futuro primeiro-ministro do país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário