9.9.07

Campanha pela liberdade de imprensa no Zimbabwe

09.09.2007

A Fundação Peter Weiss para a Cultura e a Política, criada em Berlim em 1993, promove hoje uma jornada mundial pela democracia e a liberdade de imprensa no Zimbabwe, a fim de recordar que neste país, dirigido por Robert Mugabe, desde Fevereiro a maior parte das manifestações são proibidas e a comunicação social estrangeira é vítima de discriminação.
O festival internacional de literatura que decorre na capital alemã, de 4 a 16 de Setembro, associou-se à iniciativa, para que sejam feitas em muitos países leituras de textos sobre a situação zimbabweana, tendo pedido a emissoras, escolas, universidades, teatros e outras instituições que divulguem poemas de Chengerai Hove, Chirikuré Chirikuré e Dumudzo Marecharas.
Em Portugal, decorre na noite da próxima quarta-feira na livraria lisboeta Ler Devagar/Eterno Retorno, nas instalações da antiga fábrica de armamento de Braço de Prata, a leitura de poesia não só daqueles zimbabweanos, mas também do moçambicano Mia Couto e do brasileiro João Cabral de Melo Neto.
A mensagem que se pretende transmitir é a de que "a realidade no Zimbabwe é desesperante, com os media controlados e a informação manipulada".

Nenhum comentário: