8.12.07

Pobre povo curdo, tão esquecido

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que luta por um Estado de cariz socialista para o povo curdo, poderá estar em risco de divisão ao longo de linhas étnicas, sugerem recentes relatórios dos serviços secretos, lia-se este fim-de-semana na gazeta electrónica turca, em inglês,Today’s Zaman.
Recentes operações da Turquia contra as bases do PKK nas Montanhas de Kandil, no Norte do Iraque, revelaram lutas pela liderança dentro da organização, que os Estados Unidos e outros países consideram ser terrorista.
Membros do grupo naturais da Turquia estão a ser eliminados, intensificando-se a luta pela liderança entre Fehman Huseyin, natural da Síria, e Murat Karayilan, nascido em solo turco. Este último, que chegou ao cimo da hierarquia do PKK depois da captura do líder histórico Abdullah Ocalan, em 1999, fortaleceu a sua posição quando o irmão de Abdullah, Osman Ocalan, também foi eliminado do grupo.
O seu único rival era Cemal Bayik, mas o problema foi resolvido quando os dois homens decidiram cooperar, essencialmente porque Husein, líder dos curdos sírios do PKK, entendeu proclamar-se chefe do grupo. Distribuiu até uma declaração a dizer que assumira o cargo e a prometer o regresso do velho espírito combativo do PKK, criado na década de 1970 para defender os interesses de um povo muito antigo.
Na sequência disso, os curdos sírios e os curdos turcos que há no movimento estão agora a competir pela influência no mesmo. E os curdos iranianos do PKK, de um modo geral neutros, parecem inclinar-se para a facção turca.
Karayilan e Bayik não acharam nada bem que Abdullah Ocalan tenham incluído os curdos sírios na liderança da ala armada do partido, as Unidades de Defesa Popular (HPG). O curdo sírio Huseyin, que comanda os Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), parece por agora estar na mó de cima na luta pela liderança deste grupo cuja ideologia se baseia no marxismo-leninismo revolucionário e no nacionalismo curdo, a causa de um povo de mais de 25 milhões de pessoas que se distribui pela Turquia, Síria, Irão e Iraque. E que alguns historiadores julgam ser descendente dos antigos medos, cuja capital era Ecbátana, a actual Hamadã, 400 quilómetros a sudoeste de Teerão. J.H.

Nenhum comentário: