23.3.10

Angola está a ser reconstruída pela China

O grupo empresarial bancário chinês Citic Group entrega em breve ao Governo 20 mil habitações sociais que estão a ser construídas no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, há um ano, numa área de nove quilómetros quadrados. O bairro tem equipamentos sociais importantes, como jardins infantis e escolas.

O presidente do Citic Group, Kong Dan, foi recebido ontem pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no Palácio da Cidade Alta, para garantir que o bairro, construído nas proximidades do Estádio Nacional 11 de Novembro, está 85 por cento concluído. As habitações são entregues aos destinatários antes do prazo estabelecido. O empresário chinês convidou as autoridades nacionais a visitarem o projecto.
Kong Dan, recebido ao princípio da tarde de ontem em audiência pelo Chefe do Executivo, manifestou a disponibilidade do Citic Group em participar na segunda e terceira fases do projecto de urbanização de 54 mil quilómetros quadrados no Kilamba Kiaxi.
Os empresários chineses querem um modelo de cooperação que lhes permita participar também no processo de reconstrução nacional, incluindo o projecto de construção de um milhão de fogos habitacionais até 2012.
O presidente do Citic Group anunciou que propôs ao Governo a construção em Angola do maior centro cultural de África. O grupo está disposto em investir dezenas de milhões de dólares na construção do centro. Para além do sector imobiliário, o Citic Group está disposto em investir na agricultura.
Em Malanje e no Uíge, o Citic Group pretende milhares de hectares para investir na produção agrícola de grande escala. Aquele grupo bancário chinês manifestou a intenção de investir igualmente na prospecção de recursos minerais.
Kong Dan disse que o Citic Group está disposto a assumir responsabilidades sociais, desde o sector desportivo à formação de quadros. Só no projecto do Kilamba Kiaxi dois mil angolanos foram formados na obra.
A última vez que José Eduardo dos Santos e Kong Dan se encontraram foi em Agosto de 2008, em Pequim, no Hotel Renascence, durante uma série de audiências que o Presidente da República concedeu a empresários chineses, por ocasião da sua visita à China para participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008.


Jornal de Angola

Nenhum comentário: