22.8.11

Jorge Carlos Fonseca novo Presidente de Cabo Verde

Praia, 22 Agosto – Várias centenas de apoiantes de Jorge Carlos Fonseca saudaram, esta noite, em frente à sede de campanha a vitória do candidato apoiado pelo MpD, pela vitória nas presidenciais de domingo em Cabo Verde. Entre vivas e abraços, “Zona” teve de ser conduzido por um forte dispositivo de segurança para fazer o seu discurso de vitória na segunda volta destas eleições.
"Respeito o Governo legítimo de Cabo Verde”, disse Fonseca, acrescentando que o relacionamento com José Maria Neves, o Chefe do Governo, “será normal”.
Mas antes, o próximo Presidente da República de Cabo Verde, o quarto e terceiro eleito democraticamente, fez questão de saudar o povo cabo-verdiano, que, nas ilhas e nas comunidades no exterior, lhe ofereceu esta vitória eleitoral e que o elegeu como Chefe de Estado, afirmando que irá procurar merecer a confiança que lhe foi dada hoje nas urnas”.
Jorge Carlos Fonseca aproveitou ainda para tranquilizar os cabo-verdianos, garantindo que cumprirá “escrupulosamente, o compromisso" de ser "um presidente que exercerá de facto uma magistratura activa no plano político e moral na sociedade cabo-verdiana", sem prescindir "em caso algum, dos poderes que a Constituição confere ao Presidente da República”.
De acordo com o novo Presidente “ser eleito Presidente de Cabo Verde, no actual contexto e com tantos desafios que vivemos actualmente, impõe uma enorme responsabilidade sobre os ombros”. E uma delas tem a ver com a democracia cabo-verdiana. "Eu, como Presidente da República, darei o meu contributo para que a democracia seja cada vez mais moderna e mais avançada”.
Liberal

Nenhum comentário: