13.7.08

Cartum em rota de colisão com os Estados Unidos

Milhares de manifestantes que gritavam “Abaixo os Estados Unidos” concentraram-se ontem em Cartum, depois dasw notícias de que o Tribunal Penal Internacional (TPI) poderá tentar emitir num dos próximos meses um mandado para a captura do Presidente sudanês; Omar Al-Bashir, por crimes de guerra cometidos no Darfur.
“Com as nossas almas, com o nosso sangue, morreremos por Bashir”, gritaram os manifestantes, enquanto se dirigiam às instalações locais das Nações Unidas e o Governo efectuava uma reunião de emergência para debater o assunto, que já no sábado levara o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) a considerar que o TPI não deveria “impedir ou prejudicar os esforços destinados a promover uma paz duradoura”.
Entretanto, a BBC reuniu as primeiras provas de que a China, maior fornecedor de armas ao Sudão, está actualmente a ajudar militarmente o regime de Cartum na vasta região do Darfur: o programa televisivo Panorama, numa emissão a ir para o ar hoje à noite, encontrou ali camiões militares chineses de um lote exportado em 2005.
A reportagem refere que a China está a treinar pilotos para missões dos caças a jacto chineses A5 Fantan no território do Darfur, onde perto de 300.000 pessoas foram mortas a partir de Fevereiro de 2003 e para cima de dois milhões deslocadas para fora das suas casas e terras.
A BBC afirma ter provas de que um camião militar chinês Dong Feng encontrado nas mãos de um dos grupos rebeldes do Darfur foi capturado em Dezembro do ano passado às forças governamentais chinesas, fazendo parte de um lote de 212 que conseguiu chegar ao Sudão apesar do embargo internacional para que ninguém fornecesse armas a esse país.
Agora, é precisamente com a cumplicidade da China, da Rússia e de países africanos que Cartum poderá contar para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas suspenda pelo menos por um ano a aplicação de qualquer mandado de captura que o TPI possa vir a passar em nome de Al-Bashir, a partir das provas que hoje lhe vão ser apresentadas pelo procurador Luís Ocampo-Moreno.
“O TPI só faz o que a União Europeia, os Estados Unidos e Israel lhe dizem para fazer”, afirma-se num abaixo-assinado que os manifestantes ontem foram entregar no escritório da ONU, a fim de tentarem evitar que pela primeira vez seja passado um mandado para a captura de um Chefe de Estado em exercício de funções.
Al-Bashir tomou o poder em Junho de 1989 e em Setembro de 2004 foi acusado pela Administração Bush de responsabilidade no genocídio das populações do Darfur.

Nenhum comentário: