4.7.08

A grande família do MPLA

Na lista de candidatos a deputados que vai ser apresentada pelo MPLA, para as legislativas de 5 de Setembro (e que foi já avançada pelo site http://www.multipress,info), destacam-se, além do Presidente José Eduardo dos Santos, sua mulher, Ana Paula Lemos dos Santos, e uma das filhas, Welwitchia dos Santos Pêgo, “Tchizé”. Não consta porém o antigo primeiro-ministro Marcolino Moco, que já foi secretário-geral do partido governamental e, também, secretário executivo da CPLP, tendo em certas ocasiões tecido críticas a certos aspectos da administração pública e manifestado até o desejo de um dia se candidatar à suprema magistratura da nação..
Figuras históricas como Lopo do Nascimento, Paulo Jorge, Julião Mateus Paulo (“Dino Matrosse”), Fernando da Piedade Dias dos Santos (“Nandó”), Kundi Paihama, Faustino Muteca e António dos Santos França (“Ndalu”), estão entre os 180 efectivos, mas o general João de Matos, antigo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, apenas aparece como o trigésimo quarto suplente.
O número dois da lista de candidatos, logo a seguir ao Presidente da República, é ocupado por Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem, “Inga”, dirigente da Organização da Mulher Angolana (OMA) e mulher de Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem, “Mbinda”, que já foi ministro das Relações Exteriores e agora se encontra relegado para o número 49, 12 postos abaixo do artista plástico António Ole.
A presença de Ole e a de outros artistas e figuras alheias aos tradicionais círculos políticos insere-se num aparente apelo à grande massa da população para que não deixe de votar na formação política que se encontra no poder desde a proclamação da independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

Um ponta de lança

O antigo futebolista Fabrice Alcebíades Maieco (Akwá), que foi artilheiro ou ponta de lança da selecção angolana de futebol, depois de ter jogado no Benfica, no Alverca e na Académica, bem como em clubes do Qatar, é uma das apostas populistas desta lista de candidatos, bem como o antigo basquetebolista Gustavo da Conceição, hoje em dia presidente da federação angolana da modalidade.
O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, Adriano Botelho de Vasconcelos, antigo adido cultural em Portugal, a cançonetista Lina Alexandre e os professores universitários Anabela Leitão, Adélia de Carvalho, João Pinto e Domingos Peterson são outros nomes a polvilhar a longa lista heterogénea com a qual o MPLA tenta manter o controlo da Assembleia Nacional, para depois poder então pensar na organização de presidenciais, num dos próximos anos.
Katyopololo Ekuikui IV, rei do Bailundo, ocupa logo a sétima posição; e aos 92 anos deverá ser porventura o mais velho de todos os candidatos, tendo há algumas semanas sido presenteado na sua sede, no Alto Hama, província do Bailundo, com uma viatura especial todo-o-terreno, oferta especial de José Eduardo dos Santos para uma autoridade tradicional que lhe poderá conseguir muitos votos das populações ovimbundo, tradicionalmente mais afectas à UNITA. Jorge Heitor

Nenhum comentário: