18.9.08

As ilhas dos Açores

Gosto muito de comer peixe grelhado num primeiro andar à beira do porto das Velas, na ilha de São Jorge, de contemplar o auditório municipal desse mesmo concelho, de ir ao vulcão dos Capelinhos e de tomar um gin no Café Sport, da Cidade da Horta, na ilha do Faial.
Gosto da Madalena, de São Roque e das Lajes do Pico, dos museus existentes em qualquer destes três concelhos; da Furna do Enxofre, na ilha Graciosa; e da Vila do Porto, em Santa Maria.
Recordo as actuações de Anabela Chaves, Olga Pratts e João d'Ávila no Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada; e também o ancoradouro de Vila Nova, na ilha do Corvo, bem como as piscinas naturais das Flores.
A qualquer português do Continente, recomendaria que se deslocasse duas ou três vezes aos Açores, antes de ir às Baleares, às Canárias ou à Tunísia, pois que na região se encontra algo do que de mais tradicional Portugal tem, desde o mar imenso à grande vontade de não se ter querido submeter a Castela; nem sequer à cultura flamenga de alguns dos povoadores das ilhas.
Santa Cruz da Graciosa, 18 de Setembro de 2008

Nenhum comentário: