18.9.08

O que Agualusa disse do resultado das legislativas angolanas

O jornalista e escritor angolano José Eduardo Agualusa, em declarações por telefone à agência Lusa, considerou que os resultados das eleições em Angola, apontando para uma vitória do MPLA com mais de 80% dos votos, são "assustadores para a democracia", representando "um regresso ao partido único", com a desvantagem de agora ser legitimado pelo povo.
"Os resultados são assustadores e preocupantes. É um regresso ao partido único, só que através do voto. Não há democracia sem oposição. Não há correntes de pensamento no Parlamento, por excelência, a casa da discussão democrática" declarou o escritor à Lusa.

Sem pôr em causa os resultados, Agualusa mostrou-se "extremamente preocupado" com a pressa do reconhecimento da validade dos resultados. E, comparando com uma eventual situação idêntica em Portugal ou em qualquer outro país europeu, salientou:

"Não acredito que ninguém ficasse preocupado. Os comentadores e jornalistas debateriam tudo até à exaustão. Só que é Angola... O resultado das eleições é um revés para a democracia e um pouco assustador. A grandeza da democracia está na diversidade de opinião e não na pobreza de pensamento", acrescentou aludindo ao facto de várias forças políticas terem deixado de estar representadas no parlamento angolano. O escritor angolano sublinhou ainda que o parlamento saído das eleições de 1992 era mais equilibrado.

Nenhum comentário: