17.9.08

A Praia da Vitória

A cidade da Praia de Vitória, na ilha Terceira, terra natal de Vitorino Nemésio, onde se preserva a casa onde nasceu, é um sítio para fazer praia, com um extenso areal e água a 24 graus centígrados.
Em 6 ou 7 de Setembro decerto por lá poderá passear, abanhando-se a algumas dezenas de metros da marina e indo depois almoçar ao simpático restaurante La Barca ou comer uma pizza ao Santa Cruz.
A Igreja Matriz da Praia da Vitória tem um Cristo da Ressurreição que é um assombro e um belo presépio do século XVIII, enquanto a Igreja da Misericórdia se enfeita semanalmente para a sua missa das sextas-feiras, muito bem organizada pelo senhor que há 23 anos é provedor. E em frente a ela existe um busto de Nemésio, à porta da casa de suas tias, actualmente em obras de restauro.
De hora a hora partem de junto do quartel dos Bombeiros autocarros para Angra do Heroísmo, numa viagem de 45 minutos que custa pouco mais de dois euros.
Não deixe pois de reservar três ou quatro dias da sua vida para se passear pelo concelho da Praia da Vitória, a uns meros três quilómetros do aeroporto e da base aérea das Lajes da Terceira.
Jorge Heitor Setembro de 2008

Nenhum comentário: