12.11.08

A rebelião é uma realidade na República Democrática do Congo

Os rebeldes do Exército Popular para a Restauração da Democracia (APRD) que actuam no Noroeste da República Centro-Africana mataram terça-feira à noite 14 soldados numa emboscada em Sido, a 30 quilómetros da fronteira chadiana, declarou ontem à Reuters o prefeito do distrito de Ouham, general Gabriel Baipo.
Não houve confirmação imediata, por outras fontes, de que tudo se tivesse assim passado, numa volátil região fronteiriça onde os grupos defensores dos direitos humanos dizem que a população tem sofrido repetidos ataques de rebeldes, de bandidos e das próprias tropas governamentais.
Este último caso ocorreu numa altura em que enviados do Presidente François Bozizé, que tomou o poder em Março de 2003, andavam pelo Norte do país a fim de dizerem à população que o Governo desejaria fazer a paz com os grupos rebeldes que em Junho assinaram um acordo de cessar-fogo.
O ministro da Justiça, Thierry Maleyombo, cancelou os planos de visitar Sido e outras povoações depois de os combatentes do APRD o terem avisado de que poderia ser atacado.

Nenhum comentário: