2.2.12

Obiang quer "apoiar" a Guiné-Bissau

Bissau, 01 fev (Lusa) - A Guiné Equatorial disponibilizou-se a dar apoio técnico e financeiro à reforma das forças de defesa e segurança na Guiné-Bissau, que é considerada fundamental pelo Governo de Bissau para a estabilização do país.
A promessa da Guiné Equatorial, país candidato a membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, foi feita na capital da Etiópia, no âmbito de uma mesa redonda sobre a Guiné-Bissau, à margem da 18.ª cimeira da União Africana (UA), que decorreu no passado fim de semana.
Foi o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Nbasogo, presidente cessante da UA, que incentivou a realização da mesa redonda, de sensibilização da comunidade internacional para a necessidade de apoiar a Guiné-Bissau.
--------------- A ditadura de Obiang junta-se assim a Angola no desejo formal de reformular as forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau, tarefa que muitos têm prometido, desde há anos, mas que ainda ninguém foi capaz de concretizar.
As ditas forças de defesa e segurança da Guiné são um tecido altamente contaminado pelo narcotráfico, num panorama altamente deprimente que de há muito se arrasta.

Nenhum comentário: