7.2.12

Pela liberdade na Guiné Equatorial

11 de Fevereiro - Noite temática "Guiné Equatorial", com o escritor Juan Tomás Ávila - Centro InterculturaCidade *




*Travessa do Convento de Jesus, 16 A, 1200-126 Lisboa (próximo ao Parlamento)


A 11 de Fevereiro de 2011, o escritor guinéu-equatoriano Juan Tomás Ávila começou uma greve de fome, protesto pacífico contra a “ditadura que nos come a alma” de Teodoro Obiang Nguema. Em Junho de 2011, o cartoonista Ramón Esono (também conhecido por “Jamón y Queso”) inaugurou um canal alternativo e satírico de “notícias” sobre a Guiné Equatorial, a LOCOStv.
O Centro InterculturaCidade acolhe uma exposição de Ramón Esono e um debate sobre a situação política e social da Guiné Equatorial, contando com a presença destacada de Juan Tomás Ávila, autor do livro “Diccionário Básico y Aleatório de la Dictadura Guineana”. Estarão igualmente presentes, entre outros convidados, Fernando Sousa, João Curvêlo, Jorge Heitor e Yolanda Aixelà, actualmente presidente de uma associação recém-criada, com sede em Barcelona, cujo principal objectivo é a abertura de espaços de diálogo entre as sociedades civis de Espanha e da Guiné Equatorial, ligados pelos laços da colonização e das políticas de silenciamento nascidas no franquismo e que perduram na atualidade.
Consideramos importante que estes espaços de diálogo se transponham para a sociedade portuguesa, sobretudo quando se sabe que a CPLP deverá decidir este ano sobre a entrada da Guiné Equatorial como membro daquela organização, acreditando os defensores dessa adesão que tal poderia facilitar o acesso das empresas portuguesas a um novo (e aliciante) mercado.

Nenhum comentário: