20.10.14

Carlos César, conselheiro de empresa canadiana

Carlos César (novo presidente do PS) foi contratado no início do ano para as funções de conselheiro sénior para a Europa da Globestar Systems, Lda. A empresa tem sede em Ponta Delgada desde 2008, mas é integralmente detida pela Globestar Systems Inc., com sede no Canadá.
Detida por David Tavares, um açoriano radicado em Toronto, a Globestar Systems é bem conhecida do Governo Regional por ter ganho vários contratos durante o último mandato do ex-líder do Executivo açoriano (2008-2012).
César começou por contratualizar com a empresa que agora o emprega serviços de telecomunicações, monitorização e protecção de dados para unidades de saúde da região e de controlo de emissão de gases em algumas zonas do arquipélago.
Em 2010, segundo o portal da internet ‘contratos públicos online’, foi assinado um contrato entre o Serviço Regional de Protecção de Bombeiros e a Globestar Systems no valor de 72.835 euros, para fornecimento, implementação e manutenção do sistema integrado de gestão de avisos e alertas de emergência.
Um ano depois, e ainda sob a ordens de César, a Saudaçor, sociedade que gere as unidades e os recursos de saúde nas nove ilhas açorianas, assinou um contrato no valor de 57 mil euros para aquisição da plataforma Connexall que agrega os sistemas de comunicação de um hospital, por exemplo.
Em 2013 e em Janeiro último, o Governo açoriano, já liderado por Vasco Cordeiro, assinou dois contratos de 100 mil euros com a empresa.
O SOL tentou contactar Carlos César, sem sucesso. Fonte próxima do socialista garante, porém, que a ligação entre César e Tavares é "anterior à contratualização de serviços" por parte da região a esta empresa. Carlos César, apurou o SOL, terá um papel determinante na estratégia definida pela Globestar Systems Europe para encontrar novos mercados em território europeu. O SOL tentou ainda obter um comentário de David Tavares, sem sucesso até ao fecho da edição.
Na política a tempo inteiro
As novas funções de Carlos César não irão afastar o socialista das lides políticas. Eleito presidente honorário do PS/Açores em 2013, tem na sua mão o controlo da máquina do partido liderado pelo seu delfim Vasco Cordeiro. Fontes próximas de Carlos César garantem que o socialista açoriano não abdica de um papel na organização do partido, tendo sido o responsável pela definição da estratégia para as autárquicas de Outubro do ano passado.  jornal Sol

Nenhum comentário: