7.6.14

Bissau: Visita de Xanana e Alkatiri

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, chegou hoje à Guiné-Bissau para convidar as novas autoridades eleitas para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).              
Xanana Gusmão em Bissau entrega convite para cimeiraXanana Gusmão em Bissau entrega convite para cimeira Xanana Gusmão em Bissau entrega convite para cimeira
Lusa
"Vim com Mari Alkatiri [líder da oposição em Timor-Leste] em missão especial para entregar ao presidente e ao primeiro-ministro eleitos um convite para participarem na cimeira da CPLP", a realizar em Dili, Timor-Leste, a 23 de julho, referiu à chegada ao aeroporto de Bissau.
       
  
Xanana Gusmão aterrou na capital guineense num voo comercial poucos minutos antes das 13:00.
À chegada, tinha à espera alguns jogadores da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, bem como o selecionador Paulo Torres, internacional português, e dirigentes da federação de futebol.
Os "djurtos" (alcunha alusiva a uma espécie de chacal) agradeceram o apoio financeiro de Timor-Leste que lhes permitiu jogar e vencer a República Centro-Africana na primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar em 2015.
"Ainda bem que ganharam, porque a nossa [seleção de Timor-Leste] está a perder", referiu Xanana Gusmão, que se escusou a prestar mais comentários sobre a visita à Guiné-Bissau.
A passagem de Xanana Gusmão vai ser encurtada, saindo de Bissau na madrugada de terça-feira, em vez de partir ao princípio da tarde do mesmo dia, 10 de junho, disse fonte da comitiva timorense à Lusa.
Durante quatro dias de estadia, o primeiro-ministro timorense vai manter contactos com as autoridades de transição ainda em funções e também com o Presidente da República eleito, José Mário Vaz, e com o próximo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira - a serem empossados nas próximas semanas.
Vai ainda reunir-se com representantes das forças de segurança, chefias militares, Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO) e partidos políticos.
Timor-Leste apoiou financeiramente o recenseamento eleitoral realizado na Guiné-Bissau entre dezembro e fevereiro e Xanana Gusmão vai fazer na segunda-feira a entrega simbólica da respetiva base de dados - o registo do eleitorado já serviu de base às eleições de abril e maio (legislativas e presidenciais).
A deslocação de Xanana Gusmão está incluída numa série de visitas do primeiro-ministro timorense a vários países da CPLP antes da cimeira da organização.
A Guiné-Bissau realizou este ano as primeiras eleições após o golpe de Estado militar de abril de 2012, o que vai permitir o regresso do país à norma constitucional, bem como o reatamento de plenas relações diplomáticas com a comunidade internacional.
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as legislativas de 13 de abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.
O líder da força política maioritária, Domingos Simões Pereira, ex-secretário executivo da CPLP, vai ser o novo primeiro-ministro.

Nenhum comentário: