27.6.14

Guebuza visita Portugal



PELA SEGUNDA VEZ NOS SEUS CERCA DE 10 ANOS DE EXERCÍCIO


Guebuza faz segunda visita

de Estado a Portugal
Basicamente para reforçar e consolidar a cooperação nos diversos domínios de cooperação iniciada em Outubro de 1975 entre Moçambique e Portugal, o estadista moçambicano, Armando Emílio Guebuza, visita a antiga metrópole entre os dias 1 e 3 de Julho próximo.

O anúncio oficial desta segunda visita de Estado de Guebuza a Portugal foi feito esta quinta-feira por Edson Macuácua, porta-voz do Presidente da República de Moçambique, em conferência de imprensa essencialmente para esse efeito concedida no Palácio Presidencial em Maputo.




A primeira vez que Guebuza efectuou uma visita de Estado a Portugal foi em 2010. Em 2011 visitou também Portugal no âmbito da cimeira bilateral regular que Maputo e Lisboa realizam.


Em Março deste 2014 também o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, visitou Moçambique para uma cimeira com Guebuza.




Contactos


Encontros oficiais com o seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, com o Primeiro-Ministro, com a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e uma homenagem ao poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, destacam-se na agenda desta visita de Guebuza a Portugal.

Ao que o Correio da manhã apurou, o estadista moçambicano, que viaja com a mulher, Maria da Luz Dai Guebuza, deverá igualmente se reunir com representantes da comunidade moçambicana estabelecida em Portugal.

Destacados membros do Governo, deputados da Assembleia da República, empresários e intervenientes culturais também acompanham Guebuza nesta visita durante a qual também visitará a sede da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), estando previsto um encontro com o respectivo secretário executivo, o moçambicano Murade Murargy.

Na agenda da visita Guebuza a Portugal inclui-se ainda um encontro com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e uma visita à sede da Fundação Champalimaud, uma reputada instituição científica lusa.



A cooperação luso-moçambicana inside fundamentalmente nas áreas da Defesa, Agricultura, Económica, Pescas, Educação, Transportes e Comunica
 
Correio da Manhã, Maputo


 

Nenhum comentário: