21.2.11

Berlim 1885/1886: quatro meses fundamentais

Informa-me o sempre atento Professor Eduardo Costa Dias que no domingo 20 de Fevereiro e na segunda-feira 21 o Canal Arte http://www.arte.tv/fr/70.html vai passar um trabalho sobre quatro meses fundamentais para a História da África.
De Novembro de 1885 a Fevereiro de 1886, sob o impulso do chanceler Otto von Bismarck, a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Espanha, a França, o Reino Unido, a Itália, os Países Baixos, Portugal, a Suécia-Noruega e o Império Otomano estiveram reunidos em Berlim com os Estados Unidos para partilhar a África, sem consultar os africanoos.
Num documentário de 84 minutos, realizado por Joël Calmettes, e que em 15 de Março será lançado em DVD, será possível verificar como é que as fronteiras foram traçadas a régua e esquadro, dividindo entre entidades diversas povos que eram unos e falavam uma mesma língua.
"Berlin 1885, la ruée sur l'Áfrique" é o nome deste trabalho documental, que me é recomendado por aquele meu amigo do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), da Universidade de Lisboa; pessoa que está a contribuir para que na altura da passagem à reforma eu não me alheie de assuntos que durante décadas me interessaram.
De Berlim 1885/1886 surgiram o Senegal, a Gâmbia, a Serra Leoa, a Costa do Marfim, o Gana, a Nigéria, os Camarões e tantas outras entidades políticas destes últimos 120 anos.
A quase totalidade da África foi partilhada pelos europeus, à revelia dos fulas, dos mandingas, dos achantis, dos fur, dos lundas e de tantos, tantos outros povos africanos. E isso explica muita coisa, que não podemos deixar de ter em conta. Jorge Heitor

Nenhum comentário: