5.5.10

Guiné-Bissau: Estado ainda por achar

O desgaste psicológico e moral dos quadros guineenses é um drama que se arrasta desde a década de 1960 e que explica a instabilidade crónica do país.

Não interessa muito tentar compreender os acontecimentos deste mês de Abril sem ter em conta tudo o que aconteceu desde que foi criado o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que ele decidiu enveredar pela luta armada.
O partido nasceu torto, frágil, e já no fim de 1966 o seu líder, Amílcar Cabral, tentava sem grande resultado ultrapassar o esmorecimento moral das suas hostes. Só os ideais do Maio de 68 e a mobilização geral contra a Guerra do Vietname é que permitiram a muitos países imaginar em 1973/74 que o PAIGC era um grande partido e que a Guiné-Bissau iria nascer em força, em segurança, com pés para andar.

Forças Armadas

Cabral estudou a reorganização das Forças Armadas de um país que ainda nem sequer existia, tal como nos últimos anos o tem feito um general espanhol ao serviço da União Europeia. Mas tanto há 43 anos como hoje as forças combatentes guineenses continuam a não se deixar reorganizar.
O mundo exterior não tem, nunca teve, capacidade para entender a realidade cultural dos povos da Guiné-Bissau, que não é um país, nem um Estado, nem uma nação. Apenas uma manta de retalhos a partir dos despojos de dezenas de povos.
Em 1967, já se gastavam por ali munições às cegas, já se davam por ali tiros inúteis, matando este e aquele e mais algum. A vertente guineense do partido dualista criado por Amílcar Cabral e Aristides Pereira nunca aceitou a cooperação séria com os naturais de Cabo Verde e a organização conjunta de duas nações que viessem a funcionar em paralelo.
Muitos dos combatentes guineenses do PAIGC, fosse em 1973 ou noutras alturas, nunca conseguiram levar à prática o projecto idealizado pelo engenheiro agrónomo Amílcar Cabral, pelo que a proclamação unilateral da independência da Guiné-Bissau, em 24 de Setembro daquele ano, foi um fogo-fátuo.

Velhas mentiras

É tempo de esquecer velhas mentiras. O esquerdismo pós-25 de Abril enalteceu a maravilha de um partido novo que iria dirigir de forma magnífica dois territórios irmãos; mas a verdade é que Cabo Verde tinha unidade cultural e a Guiné-Bissau não a tinha. Havia balantas, fulas, mandingas, manjacos e muitos outros povos, não havia guineenses.
Amílcar foi assassinado por alguns dos seus camaradas de armas, independentemente de estes se encontrarem em conluio com a polícia política do regime colonial português. O seu irmão Luís, depois de derrubado de presidente em 14 de Novembro de 1980, acabou por preferir vir passar o resto dos seus dias em Portugal, onde há alguns meses morreu. Já não acreditava na forma como ia sendo gerido o país que chegara a chefiar.
Nino Vieira, o segundo presidente da Guiné-Bissau, veio a mandar eliminar o vice-presidente Paulo Correia, o procurador-geral Viriato Pã e uma série de outros subordinados. Derrubado em 1999 por uma Junta Militar que contra ele se erguera no ano anterior, arranjou modos de reassumir funções por via eleitoral, para, no fim, acabar por ser barbaramente assassinado.
Dois dos componentes daquela Junta Militar, Ansumane Mané e Veríssimo Correia Seabra, também já foram assassinados, tal como outros militares e políticos, nesta última década, durante a qual tem prosseguido o velho cortejo de barbaridades.

A prática das traições

Tem havido muitas traições e pouca consciência cívica e política entre a maioria dos quadros guineenses do PAIGC, tal como aliás de entre os políticos das forças que nos últimos 16 anos procuraram apresentar-se como uma alternativa.
O Partido da Renovação Social (PRS), de Kumba Ialá, que já chegou a ser presidente e foi um desastre, também não se apresenta muito melhor do que o antigo partido único, tendo até uma base essencialmente tribal, com base na etnia balanta, que congrega um terço da população, mas tem vindo a contar com mais de metade dos oficiais das Forças Armadas.
É pois na sequência lógica do tudo o que aqui deixo enunciado que novos golpes pairam no horizonte, com muito sangue a correr, de militares e civis, uns e outros seduzidos nos últimos anos pelo canto de sereia dos narcotraficantes sul-americanos, que apareceram em força na África Ocidental.
A impunidade tem sido geral, em relação a muitos dos assassínios cometidos num país que tem muitas riquezas naturais mas que ainda não começou a aproveitá-las. Há ouro, petróleo, bauxite e diamantes, só que o seu aproveitamento devido só poderia ser feito por um Estado que realmente existisse e onde a maioria da população dominasse a língua nacional, o português.
A triste realidade é que nem 15 por cento sequer dos guineenses falam português; que a maior parte se procura expressar em crioulo e que uns quantos nem o crioulo falam, ficando amarrados às línguas ancestrais, como o fula, o mandinga, o manjaco e uma série de outras.
As Forças Armadas deste país de profunda instabilidade são constituídas por cerca de 4500 homens, dos quais uma parte substancial oficiais e sargentos, dando-se o facto inédito de os simples soldados se encontrarem praticamente em minoria.

Esperança provada

Gostaria muito de deixar aqui uma nota de esperança e de dizer que o futuro irá ser decerto melhor para os habitantes de uma Guiné-Bissau que conheço desde 1963; e mais claramente desde 1968, quando pela primeira vez subi o Canal Grande do Rio Geba, a caminho de Bissau. Mas a verdade é que sou céptico e que me custa a acreditar que as profundas reformas necessárias se possam concretizar durante os anos mais próximos.



*************

J.Heitor, na revista Além-Mar do mês de Maio

Nenhum comentário: