15.3.12

Timor é rico; a maioria dos timorenses muito pobre

Isabel Marisa Serafim, da Agência Lusa

Díli, 13 mar (Lusa) - Timor-Leste é um país sem dívida pública, com um Fundo Petrolífero de mais de 8 mil milhões de dólares, mas a riqueza do Estado não se refletiu ainda na qualidade de vida dos cidadãos.

Com pouco mais de um milhão de habitantes, 41 por cento da população continua a viver com menos de um dólar por dia, segundo dados do PNUD, no seu último relatório de desenvolvimento humano.

Na capital timorense, onde está concentrada mais de 21 por cento da população do país, as desigualdades económicas são visíveis e convivem diariamente num ritmo imparável de uma cidade em constante crescimento.

Se é visível uma grande aposta nas infraestruturas, algumas das quais fundamentais para a consolidação do Estado, também se nota a ausência de construção de habitações que aqueles que procuram melhores condições de vida possam pagar.

A presença da comunidade internacional no país fez disparar os preços das rendas de casa e as habitações construídas nos últimos anos destinam-se exclusivamente aos 'malai' (estrangeiro).

Com o êxodo rural de milhares de jovens que não encontram forma de subsistência na sua região de origem, Díli é uma cidade de economia paralela, porque todos precisam de sobreviver.

Os "bita roda" (carrinhos com três rodas onde se pode comprar tabaco, água, refrigerantes e carregamento para os telemóveis) proliferam pela cidade, e também se podem comprar cães na rua.

Nenhum comentário: