29.9.14

"Chávez nosso que estais no céu"

CARACAS — A busca do chavismo pela mitificação do ex-presidente morto Hugo Chávez continua a todo vapor na Venezuela. Na segunda-feira, foi apresentada a versão partidária do Pai Nosso, chamada “Oração do delegado”, que começa com a frase “Chávez nosso que estais no céu”.
A oração foi lida no fim da “1ª Oficina do Projeto de Sistema de Formação Socialista” do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), na presença do presidente Nicolás Maduro, em um teatro de Caracas. Também participaram da cerimônia ministros, governadores chavistas e outros funcionários do governo.
“Chávez nosso que estais no céu, na terra, no mar e em nós, delegados e delegadas. Santificado seja teu nome. Venha a nós teu legado para levá-lo aos povos daqui e de lá”, diz a primeira parte da oração lida pela delegada do partido María Estrella Uribe.
“Dai-nos hoje tua luz para que nos guie a cada dia e não nos deixes cair na tentação do capitalismo, mas livrai-nos da maldade da oligarquia, do crime do contrabando. Porque nossa é a pátria, pelos séculos e séculos. Amém. Viva Chávez”, termina a oração.
Além da oração, cantores e poetas dedicaram suas obras a Chávez e à chamada revolução bolivariana. Em seu discurso, Maduro afirmou que a revolução encontra-se em uma fase que “exige cada vez mais a formação de valores” e que se deve seguir os valores de Chávez.
Desde a morte do ex-presidente, em 5 de março de 2013, sua memória está imersa a um processo de quase santificação pelo chavismo. Maduro já o comparou a figuras religiosas, além de dizer, em diversas ocasiões, que Chávez teria aparecido em forma de passarinho.


Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/chavismo-estreia-seu-proprio-pai-nosso-chavez-nosso-que-estais-no-ceu-13803843#ixzz3EjSbSwiS

Nenhum comentário: