1.9.14

Suazilândia: A vida depravada de Mswati III

Um grupo de suázis anunciou, no passado fim-de-semana, que estava a preparar-se para lançar um movimento social, que se vai chamar de SuaziLeaks, cuja finalidade é expor o estilo de vida do rei Mswati III e membros da sua família.

O grupo diz que se vai inspirar no jornalista australiano Julian Assange, fundador de WikiLeaks, actualmente exilado na Embaixada do Equador, em Londres, capital da Grã-Bretanha.

Os membros do grupo, que negam explicar o local onde o movimento se encontra baseado e pessoas envolvidas, afirmam que SuaziLeaks foi criado há mais de um ano.



Revelaram que tem vindo a publicar, com certa regularidade, imagens de membros da família real, em viagens ao exterior, incluindo no Aeroporto Internacional de Heathrow, na capital britânica.

Falando à Agência Noticiosa Francesa (AFP), o grupo disse que pretende expor ao que chamou de "exploração e corrupção dos ricos e poderosos".

O rei Mswati III, segundo o grupo, tem um orçamento anual de cerca de 60 milhões de dólares norte-americanos,  enquanto a maioria da população vive na pobreza absoluta.

(Redacção) Correio da Manhã, Maputo

Nenhum comentário: