8.10.11

A guerra às portas da Europa

Já repararam bem que a luta encarniçada na cidade líbia de Sirte está a decorrer a uns 630 quilómetros da ilha de Malta e a uns 750 da Sicília ou de Creta?
É a guerra, a guerra intensa, aqui às portas da Europa, enquanto esta se preocupa sobretudo com ratings e com a hipótese de a Grécia entrar em falência.
A guerra, a guerra verdadeira, tradicional, com mortos e feridos, a guerra pelas gigantescas reservas líbias de petróleo, decorre a menos de 800 quilómetros de Malta, da Itália e da Grécia. E nós aqui tão perto, tão pouco importunados com ela.
A distância do Golfo de Sirte a Nápoles é menor do que a que vai de Lisboa a Marselha e no entanto os europeus, na sua generalidade, continuam a olhar para o conflito na Líbia como se fosse quiçá uma coisa longínqua, que em nada nos afectasse.
São estranhas barreiras civilizacionais, erguidas ao longo de séculos, as que nos fazem crer que Trípoli e Sirte são terras muito distantes, apesar de elas ficarem mais perto de Lisboa do que Oslo ou Estocolmo.
Já repararam bem nisso, que a Líbia não fica mais longe de nós do que a Escandinávia?

Nenhum comentário: