31.10.12

Bissau: expulso o delegado da RTP

O delegado da RTP em Bissau, Fernando Teixeira Gomes, foi expulso do país por ordem do governo de transição. A informação foi confirmada pelo próprio à SÁBADO, por telefone: “Não fui considerado persona non grata, mas quase. Vou sair da Guiné-Bissau na sexta-feira à noite com a minha família.” Ontem, o jornalista já não pôde passar a noite em casa. “Recebi uma informação fidedigna de que a minha casa podia ser assaltada e que era melhor sair de lá", explica. A moradia acabou por não ser invadida. “Os guardas que lá estão dizem que carros com militares passaram à porta, lentamente, a olhar lá para dentro, mas não fizeram nada.” Hoje, o delegado da RTP esteve na residência a recolher alguns pertences e vai passar a noite fora de casa. Quanto aos motivos da expulsão, é peremptório: “Eles lidam mal com a verdade e não aceitam que se faça informação isenta. Por enquanto não nos molestaram.” Sorte diferente teve o jornalista António Aly Silva, que já foi obrigado a abandonar o país depois de ser ameaçado de morte. “Na passada sexta-feira, dia 26, estava em casa, quando apareceram militares a perguntar por mim. Era um carro sem matrícula. No banco de trás tinham um RPG7 e disseram-me: ‘vamos fulminar-te com um tiro de bazuca’

Nenhum comentário: