26.10.12
Bissau: o antigo régulo Abdul Indjai
25.II.1914 - «Por ter dado sempre sobejas provas de sua dedicação ao Governo e manifestado a mais heróica valentia» o régulo Abdul Indjai foi nomeado tenente das forças de 2.ª linha.
IV-VIII.1914 - Operações contra os Balantas de Abril a Agosto de 1914. Entre outros, distinguiu-se o chefe indígena Abdul Indjai.
15-V-1916 - Por despacho do governador publicado nesta data foi o chefe de guerra Abdul Injai, tenente de 2." linha, nomeado régulo da região do Oio, em atenção aos «relevantes serviços por ele prestados, tendo dado sobejas provas de lealdade e dedicação ao Governo».
8-VII-1919 - É declarado o estado de sítio nas regiões de Bissorã e Farim por motivo de Abdul Injai se recusar a acatar as ordens do Governo.
16-VIII-1919 - Foi preso em Farim o régulo Abdul Injai, tenente de 2.ª linha, que se entregou às autoridades locais com a sua gente terminando assim as operações militares de Oio.
29-VIII-1919 - Foi demitido do posto de tenente das forças de 2.ª Linha o régulo Abdul Injai e destituído do cargo de régulo da região do Oio, sendo-lhe imposto a transferência para a Ilha da Madeira pelo tempo de 10 anos.O mesmo foi mais tarde deportado para Moçambique, tendo, porém, morrido em Cabo Verde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário