16.5.14

Moçambique experimenta vacina contra HIV


FINANCIADA PELA EUROPEAN AND DEVELOPING COUNTRIES CLINICAL TRIALS PARTENERSHIP
Moçambique e Tanzânia experimentam nova vacina contra HIV/SIDA
Até Dezembro de 2014, Moçambique e Tanzânia poderão ter uma nova vacina mais eficaz para a prevenção do HIV/SIDA, cujo ensaio está a ser desenvolvido pela European and Developing Countries Clinical Trials Partenership (EDCTP) desde 2011.
A escolha de Moçambique, em particular, deve-se ao facto de o país apresentar uma das maiores taxas de prevalência do HIV/SIDA a nível da África Subsaariana, estimada em cerca de 11,5% da população sexualmente activa, segundo o Instituto Nacional de Saúde (INS).
"A maior parte das pessoas infectadas pelo HIV/SIDA não tem acesso às drogas anti-rotrovirais e por isso o desenvolvimento dessa nova vacina contra a doença é prioritário", indica o INS no seu documento sobre ciências de Saúde divulgado esta quinta-feira em Maputo.
O documento realça que desde 2011 Moçambique tem vindo a dedicar-se na realização de dois ensaios de vacinas contra o HIV/SIDA, nomeadamente, o TaMoVac-1 e o TaMoVac-2, cujo objectivo é avaliar a segurança e os níveis de resposta imunológica após a vacinação.
Refira-se que os resultados finais dos ensaios serão igualmente conhecidos nos finais do presente ano de 2014, segundo garantias do Departamento de Pesquisas do Instituto Nacional de Saúde.
Estados Unidos da América (EUA), Suécia, Reino Unido e Alemanha constituem o grupo de países responsáveis pelo financiamento daqueles dois ensaios.  Correio da Manhã, Maputo

Nenhum comentário: