22.12.11

Um sonho de há quatro anos e meio

O próximo dia 8 de Julho de 2007 é uma data histórica para Portugal, com a abertura da ponte entre o Carregado e Benavente, de modo a desbravar um pouco mais os campos de Samora Correia e de Salvaterra de Magos, numa zona que alguns consideram acintosamente de desértica e pouco têm feito para a povoar.
Com a ida de uma estrada da Arruda para Benavente, sobre o rio Tejo, são novas oportunidades para as terras que rodeiam o campo de tiro de Alcochete e que se estendem até ao Biscaínho e à Azervadinha, de modo a descongestionar o forte aglomerado populacional de Carregado/Castanheira do Ribatejo/Vila Franca de Xira/Quinta das Torres/Alhandra/Alverca, que já não aguenta mais gente. Está a rebentar pelas costuras.
A área urbana de Lisboa tem definitivamente de se alargar às vastas zonas planas onde se situam Santo Estêvão, Rio Frio, as Faias e o Poceirão; 15/25 quilómetros a leste do território em que actualmente se concentra. A abertura de uma ponte para o Barreiro, em 2013, e quiçá de outra entre a Vasco da Gama e a Carmona, a meio caminho entre Moscavide e Vila Franca, deverá originar daqui a 10 anos horizontes absolutamente novos para que qualquer cidadão de Loures ou da Amadora chegue mais depressa a Vendas Novas e a Montemor-o-Novo, desenvolvendo-se assim um grande tecido urbanizado desde os lados de Mafra até à Marateca e a Águas de Moura. Fazer crescer o povoamento por uma superfície maior, em vez de estar a fazer prédios de 12 andares.
A leste dos estuários do Tejo e do Sado é que Portugal se poderá agora desenvolver, em 2016, 2020, 2025. Vamos a isso! Jorge Heitor 23 de Junho de 2007

Nenhum comentário: