26.1.12

Xanana não quererá mais coligações

Díli – O Presidente da República, José Ramos-Horta, disse que o Primeiro-ministro, Xanana Gusmão, não quer uma aliança para formar Governo, depois das Eleições Parlamentares de 2012.

De acordo com José Ramos-Horta, Xanana Gusmão terá dito que uma aliança poderá criar vários problemas no Governo.

«O Primeiro-ministro disse que não quer uma coligação», referiu o Presidente da República, acrescentando que Xanana Gusmão afirmou que houve muitos progressos desde que a aliança foi formada, em 2007, mas também surgiram muitos problemas.

Se um partido quiser governar sozinho terá que ganhar a maioria absoluta nas eleições, disse José Ramos-Horta.

Samuel Mendonça, deputado e secretário-geral do Partido Democrático (PD) disse que o seu partido gostaria de formar uma coligação depois das Eleições mas sujeita a critérios que os outros partidos deverão reunir.

O PD não quer que antigos membros que tenham deixado outros partidos tenham assento no Parlamento, referiu o responsável do PD.

O secretário-geral do CNRT, Duarte Nunes, disse que as declarações de Samuel Mendonça também afectam o seu partido, uma vez que, muitos antigos membros do PD pertencem agora ao CNRT.

Duarte Nunes disse ainda que o seu partido nunca iria «curvar-se» perante outras formações políticas.

O responsável é de opinião que, se ouros partidos pretenderem formar Governo com o CNRT, terão que aceitar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional como prioridade para o país.

«O CNRT não se vai sujeitar a critérios de outros partidos. Nós temos os nossos», disse Duarte Nunes.

(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: