1.11.13

Armando Guebuza de cabeça perdida

"Vocês é que são culpados disto, são agitadores de tudo que o País vive hoje” – Armando Guebuza “Eu confio no meu comandante geral da PRM e nos meus homens da Casa Militar e da Polícia, se é que há um problema, que me digam para eu rectificar de imediato, não somente criticar e não dizer o que está mal” – idem O presidente da República, Armando Guebuza, perdeu a cabeça durante a conferência de Imprensa do balanço da Presidência Aberta e Inclusiva na província de Manica, realizada quarta-feira na cidade de Chimoio. Em clara situação de desespero, o chefe de Estado chamou aos jornalistas “agitadores do povo” e disse que a Imprensa é a responsável por toda a crise política que o País vive. Sem apresentar fundamentos para a sua tese, o chefe de Estado disse que “alguns órgãos de comunicação social, para além de informar a população, dedicam-se a desinformar, mentir e criar pânico no seio da população” e por fim apelidou os tais meios de comunicação social de “agitadores do povo”. “Vocês jornalistas quando vão escrever não reparam para estes pormenores e optam por dizer que está mal e publicam para o povo ler coisas que não condizem com a verdade”, disse o chefe de Estado. Numa intervenção visivelmente mais emocional do que racional, o chefe de Estado disse que toda a tensão político-militar vivida no País é resultado da acção de alguns órgãos de comunicação social, como se os jornais, rádios e televisões comprassem armas e mandassem atacar civis e lideres da oposição. “Vocês da Imprensa vão para as matas da Gorongosa e vêem que o Governo está a intervir para manter a estabilidade e segurança à população mas escrevem que está tudo mal”, disse o PR. A seguir Guebuza disse o que, na sua concepção, a tarefa da Imprensa devia ser: “informar a verdade ao povo, priorizar o interesse de manter-se a Paz no seio da população”. Confiança na Polícia e na Casa Militar Neste momento que a Polícia sofre profundas críticas da sociedade em geral devido à sua má actuação, principalmente no esclarecimento dos raptos, o chefe de Estado retomou um discurso que mostra o seu distanciamento com o povo e está totalmente em contramão com o que os cidadãos, praticamente em uníssono, dizem em todos os cantos do país. O PR Armando Guebuza afirmou confiar profundamente na Polícia e na Casa Militar.
“Eu confio no meu comandante geral da PRM e nos meus homens da Casa Militar e da polícia, se é que há um problema que me digam para eu rectificar de imediato, não somente criticar e não dizer o que está mal”, concluiu Guebuza em resposta a uma questão de um jornalista que pedia comentário do chefe de Estado sobre alegado envolvimento de agentes da Polícia e da casa militar nos raptos. (José Jeco) CANALMOZ – 01.11.2013

Nenhum comentário: