5.4.11

A França ganhou a guerra na Costa do Marfim?

A França parece ter ganho hoje a guerra que há nove anos travava na Costa do Marfim, que pretende manter como uma sua coutada, proibindo que a Rússia, a China, a África do Sul, o Brasil ou Angola nela lá cacem.
A França está prestes a proclamar vitória total na guerra que desde 2002 vinha a travar para que o Presidente socialista não lesasse os interesses gauleses, fazendo concessões a russos, chineses, sul-africanos ou brasileiros.
A França herdeira do general Charles de Gaulle pretende que tudo volte a ser como o era no tempo do Presidente Félix Houphouët-Boigny, que de 1960 a 1963 soube representar muito bem o desejo de Paris.
Uma vez que se rebelou contra a matriz colonial da pátria marfinense, o Professor Laurent Gbagbo ficou sem grande futuro, tendo acabado por se refugiar hoje nos subterrâneos da sua própria casa, na cidade de Abidjan.
É esta mais uma das leituras possíveis da situação que desde há quatro meses venho a acompanhar com toda a atenção, de modo a compreender bem o passado e o presente da Costa do Marfim.
O sonho de Nicolas Sarkozy é conseguir neutralizar os socialistas, sejam eles europeus ou africanos. Jorge Heitor

Nenhum comentário: