2.12.13

O Caminho de Ferro de Benguela

Em declarações no município fronteiriço do Luau (ex-vila Teixeira de Sousa), momentos depois de ter desembarcado do comboio experimental do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, explicou que o valor aplicado incidiu na reabilitação da linha férrea, iniciada em 2009, num ramal de 1.344 quilómetros (de Lobito a
o Luau). Apontou que o mesmo montante, 70 mil milhões de kwanzas, serviu também para a construção de 107 estações e apeadeiros, bem como a reabilitação de 35 pontes e pontecos existentes no percurso da via-férrea. Luau é a última estação do CFB, das 67, incluindo apeadeiros construídos a partir do Lobito, num percurso de 1344 quilómetros até a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), passando pelas províncias angolanas do Benguela, Huambo, Bié e Moxico. O CFB foi criado por uma Lei de Agosto de 1899 e a linha férrea começou a ser construída a 1 de Março de 1903 e concluída a 2 de Fevereiro de 1929. Em Agosto de 2012 foi resposta a circulação dos comboios entre Lobito e a cidade do Luena, a capital da província do Moxico.

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