2.7.14

O Presidente Guebuza encontra-se em Portugal



Guebuza sublinha complementaridade da

indústria extractiva e dos sectores tradicionais


O carácter finito destes recursos naturais aconselha-nos a prosseguirmos nesta direcção e a assegurarmos que os megaprojectos também impulsionem o desenvolvimento desses sectores tradicionais da nossa economia que caracterizam o sector das pequenas e médias empresas – Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique



REFINALDO CHILENGUE, em Lisboa


Presidente Armando Guebuza defendeu esta terça-feira em Lisboa que os megaprojectos da indústria extractiva e os sectores tradicionais se complementam em Moçambique, garantindo que os fundamentos da economia "são estáveis" e as perspectivas de desenvolvimento "são promissoras".

"Para nós, em Moçambique, não há contradição entre os megaprojectos e as pequenas e médias empresas. Pelo contrário, existe uma complementaridade e uma relação de simbiose que cria as sinergias necessárias para que ambas contribuam para o crescimento económico", declarou Guebuza ao discursar na cerimónia formal de abertura do fórum de negócios Moçambique-Portugal na capital lusa no âmbito da visita oficial que realiza a Portugal até quinta-feira.

Guebuza destacou que os recursos naturais existentes em Moçambique "colocam o país sob os holofotes do mundo das finanças e investimentos e da imprensa internacional", garantindo o empenho das autoridades em "atrair e acarinhar megaprojectos da indústria extractiva para explorar o seu potencial para a industrialização no país e para benefício do resto da Humanidade".

Guebuza sublinhou, entretanto, que esta esfera é "complementar e não substituto dos sectores tradicionais que têm sido responsáveis pelo crescimento" da economia moçambicana – na ordem dos sete por cento nos últimos 15 anos.

"O carácter finito destes recursos naturais aconselha-nos a prosseguirmos nesta direcção e a assegurarmos que os megaprojectos também impulsionem o desenvolvimento desses sectores tradicionais da nossa economia que caracterizam o sector das pequenas e médias empresas", enfatizou Armando Guebuza.




Nenhum comentário: