12.1.11

O ouro e os diamantes da África Ocidental

Mais de 60 por cento da produção mundial de ouro regista-se na África e a maior parte dessa produção, fora da África do Sul, provém da África Ocidental, onde em 1960a Costa do Marfim se tornou independente, sob a condução de Félix Houphouët-Boigny.
Cerca de 96 por cento da produção mundial de diamantes vem da África e a maior parte desta produção, fora da República Democrático do Congo, diz respeito à África Ocidental, onde fica a Costa do Marfim. Já em 1975 Le Nouveau Dossier Afrique, da colecção Marabout Université, nos dava estes números.
Parece que eswtas coiswas não foram lidas por quem anda a perguntar por que é que, nas últimas semanas, se está a falar tanto da Costa do Marfim e se discute quem é que deve ficar como seu Presidente.
Mais de 45 por cento do manganés mundial é da África e 34 por cento do manganés africano é da África Ocidental, onde ficam a Serra Leoa, a Libéria, a Costa do Marfim, o Gana e o Burkina Faso.
A África Ocidental, onde também se situam a Guiné-Bissau e a República da Guiné, fornece mais de 27 por4 cento do minério de ferro extraído no continente de Nelson Mandela e de Amílcar Cabral. Bem como bauxite, cobalto, petróleo, gás natural, cacau e café robusta.
Tudo isto bastaria para compreender a importância do apoio que o Presidente da França está a dar ao economista liberal, muçulmano e de etnia dioula, Alassane Dramane Ouattara para que fique à frente dos destinos da Costa do Marfim, com o beneplácito da Casa Branca, do secretário-geral das Nações Unidas e do FMI.
Tenha ou não Ouattara conseguido com toda a legitimidade mais oito por cento dos votos do que o Presidente cessante Laurent Gbagbo, a verdade é que o Eliseu, a Casa Branca e importantes grupos económicos desejam que ele assuma de facto a presidência, aos 69 anos.
Por ser importante explicar tudo isto é que aqui estou, há três semanas, a escrever diariamente sobre a matéria. Para que ninguém possa dizer que não consegue compreender o que é que está em causa na Costa do Marfim, Côte d'Ivoire, Ivory Coast.
As madeiras, as bananas e o óleo de palma fazem parte de todo esse marfim, para além dos produtos já referidos, como o petróleo, o ouro e os diamantes. Nicolas Sarkozy sabe-o muito bem. Jorge Heitor

Nenhum comentário: