8.10.13

Bissau: As lágrimas de Xanana Gusmão

A terminar a visita oficial à Guiné Bissau, o primeiro-ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão, emocionou-se numa visita a alguns quartéis na cidade de Bissau, onde viu instalações degradadas, nada condizentes com o que defende ser a dignidade dos militares. «Fui militar e vesti-me com farda militar para me sentir mais à vontade com os meus camaradas. E não posso compreender como é possível que aqui vivam e trabalhem militares. Peço paciência aos meus camaradas das Forças Armadas da Guiné-Bissau. Dias melhores virão», disse, soltando algumas lágrimas. Nesta visita, Xanana Gusmão aproveitou para dar um impulso às relações de proximidade e amizade entre Timor Leste e Guiné-Bissau e para apelar a todos os agentes políticos e militares para lutarem pela estabilidade e consolidação de um regime democrático, num país assolado por diversos golpes de Estado. A BOLA - 08-10-2013 --- Degradado está quase tudo na Guiné-Bissau, excepto as residências do general António Indjai e de mais umas quantas personalidades. E se não fossem tantos os generais e coronéis, a receber das parcas receitas do Estado, talvez os quartéis se encontrassem em melhor estado. Num país onde até parece que há mais oficiais e sargentos do que praças.

Nenhum comentário: