4.10.13
Bissau: Os esforços de Rui Machete
Nova Iorque (30 de Setembro de 2013) – Chanceler português foi recebido pelo Secretário-Geral, Ban Ki-moon, neste sábado em Nova York.
As Nações Unidas expressaram neste sábado sua esperança de que Portugal continue a oferecer seu apoio duradouro à Guiné-Bissau e ao Timor-Leste.
A declaração foi feita pelo Secretário-Geral Ban Ki-moon durante um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete.
O chanceler português discursou neste sábado, na Assembleia Geral da ONU, onde comentou a situação política na Guiné-Bissau, que sofreu um golpe de Estado em 12 de abril. Machete explicou o que seu país tem feito para ajudar a resolver o impasse político na nação africana de língua portuguesa.
“Portugal prossegue bilateralmente e enquanto membro da União Europeia, e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e das Nações Unidas, e em coordenação estreita com a União Africana e a CEDEAO esforços para ajudar o povo guineense a ultrapassar a atual crise. (…) O retorno à ordem constitucional e a consequente normalização das relações da Guiné-Bissau com a comunidade internacional impõem a realização de eleições presidenciais e legislativas nos termos do compromissos assumido pelas atuais autoridades guineenses e conforme foi reiterado pelo Conselho de Segurança no seu comunicado de 11 de setembro.”
No encontro com Ban Ki-moon, o chanceler de Portugal também discutiu a necessidade de restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau e os desafios enfrentados na região do Sahel. Os dois líderes falaram sobre a Síria e elogiaram a resolução 2118, adotada pelo Conselho de Segurança na sexta-feira, e que condenou o uso de armas químicas no país.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário