24.4.14

As praxes continuam a matar

Uma guerra de praxe entre os cursos de Medicina e de Engenharia Informática da Universidade do Minho acabou ontem em tragédia. Durante os cânticos entoados, vários alunos subiram a um muro com caixas de correio metálicas embutidas. Os outros ficaram no passeio, na rua de Vilar, em Gualtar, Braga. A estrutura de cimento e tijolo ruiu. Três estudantes, todos do sexo masculino, entre os 18 e 21 anos, morreram; quatro ficaram feridos, um com gravidade.

As três vítimas mortais são de Braga, Porto e Vila Real. O acidente ocorreu junto aos bares da universidade, quando dois grupos de praxe se encontraram e cumpriram a tradição: cada grupo começou a cantar, cada vez mais alto, a puxar pelo seu curso.

Entusiasmados, vários estudantes subiram para o muro - que estava degradado há cerca de seis meses. A inclinação, para o lado da rua, era notória. Alguns estudantes em cima do muro terão começado a saltar, o que contribuiu para a derrocada. No meio da confusão, três alunos de Engenharia Informática, que estavam no passeio, foram atingidos pelos blocos e ficaram soterrados. Dois dos corpos foram retirados do local às 20h10 e transportados pelo INEM para a morgue do Hospital de Braga. A terceira vítima mortal só foi retirada do local depois das 22h00.
Correio da Manhã--
------- Se os estudantes se limitassem a estudar, em vez de andar nestas brincadeiras estúpidas chamadas praxes, estas coisas já não aconteciam. E é por brincarem tanto que depois deparamos com licenciados que têm muito pouca cultura geral, como é bem patente nos concursos televisivos, que dão uma  imagem deprimente do nosso ensino.

Nenhum comentário: