20.4.14

O Presidente Assad esteve de visita aos cristãos

Duas semanas depois de anunciar que estava a ganhar a guerra – e quando se espera que esclareça que é candidato à sua reeleição –, o Presidente Bashar al-Assad decidiu aproveitar o domingo de Páscoa para visitar a cidade cristã de Maalula, 69 quilómetros a Norte de Damasco, que o seu Exército recuperou recentemente aos combatentes da oposição.
“No dia da ressurreição de Cristo, e do coração de Maalula, o Presidente Assad deseja uma boa Páscoa a todos os sírios e o restabelecimento da paz e da segurança no conjunto da Síria”, informou a televisão estatal. Sem mostrar imagens da visita, a televisão explicou que Assad esteve no mosteiro de Mar Sarkis, onde “inspeccionou a destruição causada pelos terroristas”.
Na página de Facebook da presidência foi publicada uma fotografia onde Assad aparece ao lado de um líder religioso cristão com pedaços de frescos destruídos nas mãos. Noutra imagem, surge junto da população de uma aldeia na mesma zona. É raro Assad mostrar-se em público fora do centro de Damasco. Esta visita parece destinada a sublinhar a confiança do Governo, depois de uma série de vitórias militares nos arredores da capital e ao longo da fronteira com o Líbano.
Com quase metade dos 22 milhões de sírios deslocados dentro da Síria ou refugiados nos países em redor, o Governo confirmou há dias que pretende organizar eleições presidenciais ainda este ano. A partir de segunda-feira estão abertas as inscrições para potenciais candidatos. Assad não anunciou oficialmente que será candidato, mas antes da conferência de Genebra, que deveria ter servido para debater uma transferência de poder em Janeiro, explicou não ver razões para não o fazer e disse que era “muito provável” que se apresentasse. PÚBLICO

Nenhum comentário: