28.4.14

Bissau: Os golpistas foram promovidos a generais

Bissau – O Presidente de transição, Manuel Serifo Nhamadjo, promoveu no dia 4 de Setembro de 2013, a diferentes postos de generais e brigadeiros generais, 20 oficiais militares.
Entre as pessoas promovidas consta o actual Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai, e o vice-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Mamadu Turé.
Da lista figuram elementos dos três ramos das Forças Armadas Guineenses: Marinha, Exército e Força Aérea.
Os recém-promovidos são, na sua totalidade, membros do Comando Militar de responsáveis pelo golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, no qual se destacam o seu porta-voz, Daba Na Walna, o Comandante de Batalha de pára-comandos, Júlio Nhate Sulte, e o Comandante das Operações do Estado Maior General das Forças Armadas, Caramo Cassamá.
Biong Na Tchongo, actual director-geral do Serviço de Informação do Estado, foi igualmente promovido nesta cerimónia.
No acto de promoção, Serifo Nhamadjo afirmou que não faz sentido alguém que recebeu esta patente não a exibir por questões de capricho, sustentando que não se trata de uma promoção para o aumento de custos ou para agradar pessoas, mas sim em conformidade com as leis que são aprovadas desde 2000.
«Não há nenhuma pretensão de agradar às Forçar Armadas, promover por promover, simplesmente seguir com as leis aprovadas de alguns anos até esta data.»
Na cerimónia estiveram presentes o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Ibraima Sory Djaló, e o representante do Supremo Tribunal de Justiça.
A nível internacional, marcou presença Ovídio Pequeno, Representante Especial da União Africana na Guiné-Bissau.
(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: