23.11.14
Sócrates: Um homem que amordaçou M. Alegre
O monumento a Manuel Alegre a ser inaugurado em breve na cidade de Coimbra e cuja fotografia o Expresso publicou faz lembrar um colete de forças, não dando bem a imagem de liberdade que se desejaria.
Na altura em que o poeta está a ser amordaçado pelos seus próprios camaradas, que lhe bloqueiam uma candidatura à Presidência da República, não parece de muito bom tom uma estátua em que o pobre, descalço, aparece envolto numa capa de estudante que lhe tolda os movimentos.
Que mais é que poderia agora acontecer a este senhor, que é uma das figuras maiores da nossa literatura? Ao menos. que conte com a simpatia de todos os que constantemente são oprimidos.
Jorge Heitor 28 de Agosto de 2005
---Cinco anos depois, quando o PS e o Bloco procuraram finalmente rectificar o erro que tinham feito, era já demasiado tarde. A água não passa duas vezes por baixo das mesmas pontes. E o monumento, note-se, foi da iniciativa de uma vereação social-democrata, que nunca o PS de Mário Soares e José Sócrates se lembraria de erguer uma estátua a tão grande poeta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário