9.11.14
Timor-Leste: Hércules e os investidores indonésios
domingo, Março 30, 2008
Os amigos de Xanana
“As autoridades de Timor-Leste disseram que as investigações do 11 de Fevereiro devem ser alargadas para incluir o antigo gangster de Jacarta, Hercules Rosário Marçal, que teve laços apertados com Generais das Forças Armadas Indonésias durante a era de Suharto.
Hercules foi também acusado pela ONU de ter estado envolvido na violência desencadeada em Timor-Leste depois da Consulta Popular em 1999. Hercules visitou Díli com o Club de Investidores Indonésios antes das tentativas de assassínio contra o Presidente José Ramos-Horta e Primeiro-Ministro Xanana Gusmão em 11 de Fevereiro.
Durante uma outra visita em 21 de Janeiro de 2008, ele encontrou-se com o PM Xanana Gusmão e outras entidades nacionais de topo. Ele também disse durante esta visita que estava à procura de possibilidades para investir em Timor-Leste."
(Timor Post – 18.03.2008)
“Uma visita a Dili no fim de Janeiro pelo gangster de Jacarta Hércules Rosário Marçal desencadeou apelos em Dili para serem alargados os termos de referência para uma comissão internacional de inquérito aos ataques.
Hércules, Timorense por nascimento, descrito pelos media Indonésios como "rei dos gangsters", esteve no mesmo programa da Metro TV que Alfredo Reinado, no ano passado.
Hércules negou qualquer envolvimento nos ataques.
Hércules e Reinado quando foram adolescentes serviram como carregadores para as forças armadas Indonésias.
No princípio dos anos 1990s, Hércules estava a viver na casa de Jacarta de Zacky Anwar Makarim, um major-general das forças armadas indiciado por um painel de crimes de guerra da ONU…”
(The Age - 26.03.2008)
NOTA DE RODAPÉ:
Qual terá sido a verdadeira razão do encontro entre Xanana Gusmão e outros ministros do seu governo com Hercules? Qual foi a encomenda de Xanana a Hercules?
A verdade e as provas vêm sempre ao de cima, senhor primeiro-ministro... Ou porque há quem fale, ou porque há quem grave, ou...
Por Malai Azul 2 à(s) 00:07
Timor Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário