3.5.12
Bissau: haverá renúncias?
Quatro elementos do Comando Militar encontram-se em Dakar para assistir à Cimeira dos Extraordinária dos Chefes de Estado que irá debater as questões da Guiné-Bissau e do Mali.
Foi a mesma delegação que esteve em Abidjan no dia 26 de Abril e é composta por Daba Naualna (porta-voz), Sanhá Clussé (Chefe do Estado-Maior da Armada), Celestino de Carvalho (Presidente do Instituto Nacional da Defesa) e o tenente-coronel Júlio Nhagde (Comandante do Regimento de Para-Comandos). Desta vez estão acompanhados por um Advogado, Dr. Augusto Sanca.
De acordo com uma fonte bem colocada junto ao Comando Militar, a delegação militar “quase cancelou a sua participação” na segunda Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado em Dakar, depois de ter sido informada sobre as presenças do Presidente Interino Raimundo Pereira e do primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.
Mas, depois “foram informados de que as razões das participações destas duas figuras depostas têm a ver com a assinatura oficial das suas renúncias”.
A nossa fonte garantiu-nos de que “só com estas garantias é que as chefias militares do Comando Militar decidiram deslocar-se à capital senegalesa”.
Sublinhamos que a GBissau.com não está em condições de confirmar esta informação, apesar de várias tentativas de contactar os dirigentes politicos da ala de “Cadogo” Jr.
Para esta reunião de hoje, a CEDEAO não convidou nenhum partido político guineense. A única representação pertence ao Comando Militar.
Durante a reunião de hoje, a cúpula do “Grupo de Contacto” vai fazer a revisão dos aspectos fracassados durante as negociações de Banjul entre os ministros dos Negócios Estrangeiros do “Grupo” e os representantes das partes guineenses, incluindo os membros do Comando Militar.
Recordamos de que em resposta ao fracasso dessas negociações, a CEDEAO terá decido impor “imediatas sanções diplomáticas, económicas e financeiras contra o país, bem como sanções dirigidas aos membros do Comando Militar e aos seus associados,” refere o comunicado.
GBissau.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário