9.5.12
Bissau: Nhamadjo soma e segue
Bissau,(Lusa) - Serifo Nhamadjo, atual presidente interino do Parlamento da Guiné-Bissau, convocou para hoje os deputados da Comissão Permanente para uma reunião na qual vai ser analisada a crise que se vive no país e propor soluções. Em nota de imprensa lida na rádio nacional, o presidente interino do Parlamento guineense convoca os deputados da Comissão Permanente para, entre outros assuntos, analisarem "a situação político-militar vigente no país", debruçarem-se sobre a marcação da terceira sessão ordinária do ano legislativo 2011-2012 e ainda aprovarem o projeto de ordem dos trabalhos. Fazem parte da Comissão Permanente do Parlamento guineense os membros da mesa da instituição e ainda os líderes das bancadas parlamentares. A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) propôs que o Parlamento guineense eleja novos membros da mesa da instituição e, a partir dessa eleição, o presidente da mesa eleito seria designado chefe de Estado interino e o seu vice passava a ser presidente do Parlamento. O PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), que estava no poder até ao golpe de Estado militar de 12 de abril, não concorda com esta modalidade de saída da crise proposta pela CEDEAO, argumentando que tal significaria legitimar o golpe de Estado. Fonte próxima ao Comando Militar que protagonizou o golpe de Estado disse à Agência Lusa que "é bem provável" que nessa reunião no Parlamento sejam adotados mecanismos que vão permitir a indigitação "de pelo menos o Presidente interino da República".
---- A CEDEAO e o seu amigo Nhamadjo persistem na eleição de uma nova mesa da Assembleia Nacional guineense, ignorando o que dizem o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a CPLP.
O Presidente interino Raimundo Pereira e o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior não se têm pronunciado sobre o assunto nestes últimos dias. Alguém os terá impedido de falar? Ou recomendaram-lhes apenas que se mantenham mudos e quedos, enquanto o caso é tratado por outros?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário