19.4.12

Bissau: em nome da bauxite

O ministro angolano da Geologia e Minas, Joaquim Duarte da Costa David, esteve em Bissau no fim de Outubro de 2010, de modo a dar um impulso ao projecto da bauxite, cerca de 240 quilómetros a sueste da capital, na região do Gabú.
A zona do Boé, onde a independência foi proclamada em 24 de Junho de 1973 pelo PAIGC, tem nove jazigos de bauxite, seis dos quais são de importância relevante, dadas as suas reservas de 113 milhões de toneladas de bauxite da categoria "C1C2", de acordo com estudos que datam já da década de 1980, quando o Presidente da República era João Bernardo "Nino" Vieira, que derrubara Luís Cabral.
Com a extracção mineira, a construção de um porto de águas profundas, em Buba, e de um caminho-de-ferro, Angola instalava-se em peso na Guiné-Bissau, com intuitos de ficar, pois que os recursos do subsolo são múltiplos, incluindo o ouro, e poderão dar ainda para muitas décadas.
Só que, em outras paragens, isto não era bem visto. E os militares guineenses colocaram-se ao lado dos que entendem que os angolanos não devem ter grande peso por aquelas bandas.
Mais um aspecto sobre o qual podemos reflectir, neste conflito tão complexo, com tantas vertentes. Jorge Heitor

Nenhum comentário: