20.4.12

Bissau: o narcotráfico nas Bijagós

Bissau, 09 Abr 2009 (Lusa) - O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) interino da Guiné-Bissau, Zamora Induta, afirmou hoje estar na posse de informações que indicam a existência de tráfico de droga no arquipélago dos Bijagós.
Zamora Induta deslocou-se hoje a Bubaque, a capital do arquipélago dos Bijagós, para uma visita de algumas horas, e, citado pela rádio privada Galáxia de Pindjiguiti, disse ter constado que há negócio de drogas nas ilhas.
"Está a ser praticado nas ilhas, há informações nesse sentido, o tráfico de drogas. Viemos aqui pessoalmente para verificar o que realmente se passa", disse o CEMGFA interino guineense.
"Agora vamos ver o que se passa de concreto e só depois tomar medidas", adiantou Induta.
O chefe militar disse que foi a Bubaque na sequência da denúncia pública feita recentemente pela ministra do Turismo, Lurdes Vaz, sobre a alegada perseguição de militares a operadores turísticos nas ilhas Bijagós.
Lurdes Vaz referiu que soldados estacionados em Bubaque e nas outras ilhas dos Bijagós praticam cobranças de taxas inexistentes e não deixam trabalhar os operadores turísticos, na sua maioria franceses.
"Viemos aqui (Bubaque) para verificar 'in loco' o que se passa em relação às denúncias da Ministra do Turismo, mas acabámos por verificar que há situações muito preocupantes sobre coisas que estão a acontecer nas ilhas", destacou Zamora Induta, referindo-se ao alegado tráfico de droga nas ilhas Bijagós.
O arquipélago dos Bijagós é constituído por cerca de 90 ilhas, das quais apenas umas duas dezenas são habitadas.

MB.

Nenhum comentário: