14.4.12

Bissau: quem é o Chefe de Estado-Maior adjunto

O Major General Mamadú Turé, agora na primeira linha dos golpistas, nasceu no dia 26 de Abril de 1947, em Gã-Turé, sector de Fulacunda, região de Quinara, filho de Seco Turé e de Fanta Djabula. Ingressou na Luta Armada de Libertação Nacional aos 15 anos, no dia 15 de Janeiro de 1963, na frente sul, na "barraca" de Indjassane, região de Quinara, como soldado atirador, sob comando dos Comandantes Rui Djassi e Iafai Camará.
Neste mesmo ano, Turé foi transferido para o grupo de Domingos Ramos, ocupando as mesmas funções de soldado atirador.
No dia 18 de Junho de 1963 iniciou-se na luta armada de libertação nacional na Frente Xitole-Bafatá, Zona 7, que estava sob o comando de Abulai Barri e Joãozinho Lopes. Assim, em 1964, foi nomeado Comandante de Grupo na "barraca" de Curubal, Frente Xitole- Bafatá, sempre na Zona 7.
No dia 15 de Dezembro de 1965, aos 18 anos, Mamadú Turé foi de novo transferido para a Base Central de Tubacuta, com as mesmas funções de Comandante de Grupo. E em 20 de Novembro de 1967 assumiu o cargo de Comandante da "barraca" de Ponta Varela (Flacan), frente Xitole-Bafatá, na altura sob o comando de Brandão Gomes e Juvêncio Gomes.
Em 1968 foi nomeado Comandante de Bi-Grupo na Zona 7, dirigida pelos Comandantes João Tomas Cabral e Joãozinho Lopes.
Em 1974, aos fazer 27 anos, o Major General foi nomeado Comandante Adjunto do sector de São João, Bolama, região de Quinara, local onde permaneceu até ao fim da Luta de Libertação Nacional.
Após o 25 de Abril de 1974, que marcou o fim da Luta de Libertação Nacional, Mamadú Turé foi transferido para o quartel de Bolama, onde assumiu as funções de Comandante de Companhia de Infantaria.
O General Turé foi em 1975 seleccionado para o estágio de Comandante de Companhia de Infantaria no Centro de Instrução Militar de Cumeré. No dia 12 de Setembro de 1978 foi seleccionado para frequentar na URSS um curso na especialidade de Tropa Geral.
Após o seu regresso da URSS, em 11 de Março de 1980, foi transferido para o Batalhão de Infantaria Motorizada de Canchungo como Comandante da 1ª Companhia da Infantaria e a patente de capitão. No dia 12 de Novembro de 1981foi transferido para o Batalhão Mecanizado de Bafatá na qualidade de Chefe de Operação e Planificação de Preparação Combativa.
No dia 18 de Março de 1985 concluiu em Portugal o curso dos Comandos. Depois de ter regressado ao país, retomou a sua função de Comandante da Companhia de Desembarque.
Em 1995, Turé foi mais uma vez transferido para assumir o cargo de Chefe de Estado Maior do Batalhão de Infantaria Mecanizada de Bafatá com já patentes de Major.
No dia 28 de Março de 2004, foi colocado na Divisão das Operações e Treino do Estado Maior General das Forças Armadas, com Chefe de Repartição de Operação e Planificação. No dia 12 de Janeiro de 2006, foi transferido para a Zona Militar Leste como Comandante tendo as patentes de Tenente-coronel e em 18 de Setembro de 2007 foi transferido para Bissau para assumir o cargo de Chefe de Estado Maior do Exército e promovido a Coronel.
No dia 11 de Janeiro de 2008, Mamadú Turé foi promovido ao posto de Major General.

Nenhum comentário: