19.4.12

Bissau: Manifesto Fadul 2009

PORQUE QUERO SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU?

Porque recuso o conformismo ou “djito ca tem”, o atraso, a miséria, a doença e a ignorância, a
incompetência, a negligência, o abuso de autoridade, a vingança, a injustiça, a corrupção, a mediocridade
e a falta de postura de Estado por parte dos seus agentes.
Porque tenho humildade democrática, cortesia, optimismo no futuro, esperança nos guineenses, fé em
Deus, amor à minha pátria, capacidade física, intelectual, espiritual, conhecimentos técnico-científicos
- em suma, curriculum político e profissional, associado a integridade moral e ética - bem como
capacidade de resistência ao sacrifício, coragem e determinação, edificadas sobre princípios e valores
democráticos, reflectidos no meu comportamento ao longo de toda a minha vida e manifestados na
solidariedade nacional e na busca da paz no mundo.
Porque acredito com firme convicção científica e prática
· Na mobilidade social própria de todas as sociedades humanas, isto é, que todos os povos são
capazes de evolução, visto esta ser uma característica intrínseca do ser humano.
· Na historicidade das sociedades africanas, quer dizer, que nós, os africanos, somos seres organizados
como todos os outros povos; e que temos as nossas vidas, as nossas relações sociais, políticas, económicas
e espirituais naturalmente estruturadas, isto é, somos dotados de cultura, de tradição e de civilização,
como quaisquer outras comunidades de seres humanos.
· Na consistência da minha Nação, a guineense.
· Na viabilidade do meu Estado, o da Guiné-Bissau.
· No projecto de Deus para o Seu Povo, na Guiné-Bissau.
· Na solidariedade activa da Comunidade Internacional, em geral, e dos parceiros da cooperação
bilateral e multilateral, em especial, para com os que se esforçam seriamente no caminho da democracia
e do desenvolvimento.
· No meu dever de cidadania, na minha obrigação enquanto crente e num imperativo categórico
kantiano, ou seja, um superior dever ético-filosófico-moral, o de oferecer todo o meu saber, determinação,
empenho, energia e dedicação à causa global e colectiva da CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE DIREITO
DEMOCRÁTICO e da CONSOLIDAÇÃO DA NAÇÃO na República da Guiné-Bissau, o meu país.
· Na confiança que me reservam os meus concidadãos e compatriotas e o mundo em geral.
· No desenvolvimento como um processo concebível, organizável, controlável e humano, que não
depende nem da simples sorte, nem de simples sortilégios, nem da simples extensão geográfica dos
países, nem da simples riqueza em recursos naturais, nem da simples força militar ou administrativa.
· Na possibilidade de criar desenvolvimento na Guiné-Bissau, como em qualquer outro país.

Nenhum comentário: