16.4.12

Bissau: um projecto falhado

O pós-independência saldou-se em fracasso, reconheceu há já mais de três anos o analista político guineense Delfim da Silva.
"A luta armada teve sucesso, senão não teríamos a independência; e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) acabou por influenciar o desfecho de todas as lutas de libertação", afirmou à Agência Lusa Delfim da Silva, licenciado em Filosofia e História.
"O objectivo(da independência),que era construir uma sociedade de progresso, de desenvolvimento económico, de saúde, educação e cultura foi, francamente, um período de fracasso", salientou o analista político, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau até à guerra civil de 1998-99.
Segundo Delfim da Silva, passados todos estes anos sobre o início da luta armada, "falta luz, água, as estradas são péssimas, há salários em atraso e o país está nos últimos lugares do índice de desenvolvimento humano".
"Portanto, é lamentável dizer isto, mas o balanço da independência em termos dos objectivos é francamente negativo", afirmou.
Segundo o analista guineense, é preciso os dirigentes políticos fazerem uma "corajosa autocrítica e perceberem porque falharam".
"É preciso perceber porque é que falhámos, para tentar corrigir os erros e arrancar para o desenvolvimento", afirmou.

Nenhum comentário: