5.4.12

Angola: "Licenciatura em Corrupção"

By Rafael Marques de Morais On abril 5, 2012

Raros são os países, considerados em vias de desenvolvimento que, no espaço de uma década, criam mais de 20 universidades, entre públicas e privadas. Só em 2009, por decreto presidencial, o governo criou seis novas universidades públicas. Angola é um destes países onde a massificação do ensino superior é extraordinária. Desde a fundação da Universidade Católica, em 2001, como a primeira instituição de ensino superior privado em Angola, o governo reconheceu mais 15 universidades privadas.

O presente texto não pretende abordar a qualidade e a regulamentação do ensino superior no país e, por conseguinte, da educação no seu todo. Opta, sim, por desmistificar alguns dos procedimentos políticos e comerciais, assim como os conflitos de interesse que facilitam a proliferação de universidades, à luz da legislação em vigor.

Como primeiro caso de estudo, Maka Angola apresenta os resultados do seu trabalho de investigação sobre a Universidade Independente de Angola (UnIA), fundada em 2004, ano em que também iniciou as suas actividades.

Ler mais: http://makaangola.org/2012/04/a-universidade-independente-e-a-licenciatura-em-corrupcao/
Obrigado a Raúl F. Curvêlo, por me ter transmitido este trabalho

Nenhum comentário: